segunda-feira, 5 de julho de 2010

5 razões para gostarmos mais de Harry Potter do que de Twilight

O Times New Feed escreveu já à algum tempo, aquando da saída do trailer dos dois últimos filmes Harry Potter, um artigo intitulado "5 razões para gostarmos mais de Harry Potter em vez de Twilight". Há séculos que queria ter postado aqui mas a preguiça é tão mázinha. :P E o Sol ajuda a ser malandra.

1. Um melhor Universo
Tal como Georg Lucas, J.K.Rowling é tão boa a criar mundos que compensa quaisquer falhas que a sua escrita sofra. Pensem em todas as coisas maravilhosas que sabemos acerca do mundo de feitiçaria de Rowling: onde eles compram, o que eles comem, que tipo de preconceitos a sua sociedade tem. Tenham em consideração todas as personagens secundárias que ela complementa nas histórias: Neville Longbottom, Arthur Weasley, até Lee Jordan, o comentador de Quidditch. Nós conhecê-mo-los.
Em contraste, o que sabemos acerca do mundo do Twilight? Três coisas: Bons vampiros não mordem pessoas. Vampiros e lobisomens não gostam uns dos outros. Vampiros gostam de basebol. E é tudo.


2. Melhor actuação
Vamos examinar o estado de ambas as franquias de lobisomens. O lobisomem no Twilight é interpretado pela figura de acção humana Taylor Lautner. Ele é indiscutivelmente um bom rapaz, mas ninguém discordaria que ele é mais famoso pelo seu regime de treino que por qualquer coisa que ele tenha feito no ecrã.
O lobisomem no Harry Potter é interpretado pelo aclamado "british thespian" David Thewlis. Viram a performance emocionante de Thewlis em Naked de Mike Leigh, Twi-hards? Não, claro que não.

3. Melhores vilões
Pode não ser justo comparar Harry Potter e Twilight nesta publicação; porque depois de tudo, Lord Voldemort é um dos maiores vilões na história da mais recente cultura pop. Voldemort é um ditador genocida que assusta de tal forma as pessoas que elas nem dirão o seu nome. Ele quer imortalidade e fará de tudo (até beber sangue de unicórnio) para a ter. Ele matou os pais de Harry - e tentou matar Harry - quando o nosso herói era apenas um bebé indefeso. Possa, apenas escrevendo isto faz com que a NewsFedd esteja contente que ele não seja real.
Mas mesmo não sendo comparado a Voldemort, os maus rapazes em Twilight são fracos. Um vilão interpretado por Cam Gigandet (o que é isto, The O.C.?), Michael Sheen (oh não, é o Tony Blair!) ou Bryce Dallas Howard (deixa-te disso, em vi Lady in the Water) não é suficientemente assustador para mim. Poderíamos fazer o inevitável envelhecimento de Bella o verdadeiro vilão de Twilight! Isto não é o Star Trek - vilões invisíveis e intangíveis não vão disfarçar isso.

4. Atitudes mais saudáveis em relação ao sexo.
Twilight é basicamente a versão sobrenatural do The Secret Life of the American Teenager, todos falam acerca de sexo a toda a hora e como tão mau e horrível e terrível e maravilhoso seria. No Harry Potter, ninguém realmente fala acerca de sexo. Tendo sido afastados da adaptação de Jane Austen, NewsFeed prefere muito mais a abafada repressão britânica em vez da angústia adolescente americana.

5. Durou mais tempo
Os membros da geração NewsFeed cresceram com Harry Potter. Tivemos a Pedra Filosofal nas livrarias durante a escola primária, esperamos nas filas pela Ordem de Fénix durante o liceu e vestimo-nos para o filme do Cálice de Fogo no nosso ano de caloiro da universidade. Os anos de longa espera entre os filmes encheram-nos de antecipação. Cada novo lançamento é um evento.
Twilight é muito mais passageiro. Os livros foram lançados desde 2005 (o que, se estiverem a contar, foi quando o antepenúltimo livro do Harry Potter foi lançado). Os filmes, uma produção apressada caso a moda dissipasse, ainda pior: o primeiro filme saiu à pouco mais de ano e meio. Não há qualquer espera, mas também não há qualquer crescimento com os personagens. Twilight é indubitavelmente uma empresa comercial - mais de 1 bilião de dólares internacionais apenas para os dois filmes - não é simplesmente uma cultura duradoura.

Tradução feita completamente à pressa e sem grande cuidado.
Texto original: aqui

There ya' go... e agora vou almoçar para depois ir aproveitar algum Sol na praia. ;)



.


Sem comentários: