domingo, 6 de março de 2011

Os Homens da Luta!


Diz-se por aí que os Homens da Luta ganharam o Festival da Canção e vão representar a gente lá nas Alemanhas. Como rica moça que sou...adorei a escolha, finalmente o povo foi ouvido. Todos nós sabemos que independentemente da canção escolhida Portugal nunca alcançará o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro lugar. Também não é com canções a falar de amor e mar que chegaríamos lá.
Uns adoraram, outros detestaram. Eu fico-me pela primeira opção. Podem não ter uma voz de arrepiar ou umas carinhas larocas daquelas que se levantares o vestido levas logo 12 pontos mas são os artistas que temos e se estamos numa desgraça ao menos que nos possamos rir com isso.
Não sei porque é que tanta gente se preocupa em defender que é uma falta de respeito aos artistas portugueses, que é uma vergonha para o país e a nossa imagem vai ficar manchada.
  1. Não estava lá propriamente algum artista suficientemente bom para sequer ter o direito a se sentir ofendido. Muitos deles basearam-se em cantar músicas escritas por outros, enquanto outros apenas cantaram músicas com o ritmo de canções já cantadas mas com letras diferentes. Temos ainda o facto que todos se basearam em cantar em torno dos mesmos dois temas de sempre: amor e mar. Se eu fosse o oceano atlântico começava a sentir-me bastante perseguido.
  2. A imagem de Portugal já está manchada. Se vocês se preocuparam em votar no senhor (com s bem pequeno!) José Sócrates, é um bocado de hipocrisia estarem com "medo" de manchar a imagem do país. Além disso têm que deixar de ter esse horrível complexo de inferioridade. Só vos faz mal essa necessidade de querer a todo o custo parecer bem aos olhos dos outros, é que os outros nem se preocupam sobre o que pensamos deles.
  3. Se têm vergonha das vossas origens então o problema é unicamente vosso, não queiram impingir aos outros. Somos um povo simples, e é preciso aceitar isso. Temos gente que ainda usa os lencinhos à volta da cabeça, que usa intermináveis saias e colocam a canastra na cabeça. É o nosso povo, e pronto. É bom querer melhorar, procurar mais. É mau querer renegar as nossas raízes.
Podemos não conseguir novamente um bom lugar mas caramba, pelo menos demos descanso ao amor e à água este ano. A Luta é Alegria.

Sem comentários: